top of page

Lema Maçônico: Ordo Ab Chao

Updated: Mar 20

Qual é o significado do lema maçônico "Ordo Ab Chao"?

Dos muitos símbolos e frases da Maçonaria, alguns lemas são importantes o suficiente para serem destacados e, às vezes, exibidos publicamente em bandeiras, selos ou insígnias. A frase “Ordo Ab Chao” é o lema do grau 33, que pode ser encontrado nas grandes condecorações da Ordem dos Soberanos Grandes Inspetores Gerais, uma das mais altas honras e funções que podem ser concedidas a um Maçom. Também aparece em outros selos e bandeiras que representam várias Ordens.

Esta frase sendo retratada com tanto destaque, particularmente em relação ao grau 33, indica uma tremenda importância para a Maçonaria. De fato, Ordo Ab Chao , traduzido para "Ordem do Caos", também está associado a outra frase latina, Lux In Tenebris , que se traduz como "Luz das Trevas". Por que a ideia de Ordem a partir do Caos ou Luz a partir das trevas é tão significativa para a Maçonaria? Vamos explorar esta questão juntos.

Uma teoria sobre a origem e o significado dessa frase tem a ver principalmente com a história maçônica nos Estados Unidos. No início de 1800, houve alguma divisão e conflito entre as jurisdições norte e sul do Rito Escocês, nos Estados Unidos. De acordo com esta teoria, quando se descobriu que o Rito praticado no Norte era uma fraude, e o conflito foi resolvido na restauração do Rito original, foi aí que surgiu o uso original da frase.

Talvez a teoria mais desdenhosa, neste caso a “Ordem do Caos” foi simplesmente a ordem restaurada a partir do caos do cisma entre jurisdições, e todos os outros significados comumente atribuídos a ela são puramente especulativos. Embora seja importante não descartar tal explicação simplesmente porque é apenas historicamente interessante, é difícil acreditar que o lema seria considerado tão significativo se não tivesse um significado simbólico mais profundo. Quais são alguns outros significados possíveis?

A primeira pista para o significado mais profundo dessa frase é a origem de seu correlato, Lux in Tenebris . Esta frase nos vem da tradução latina do Evangelho de João, na qual se diz “A luz brilhou nas trevas, e as trevas não a compreenderam”. Embora Ordo Ab Chao possa ser rastreada até o início do século 19, esta outra frase é obviamente muito mais antiga e carrega um significado semelhante.

O que significa quando dizemos trazer Luz da escuridão, ou Ordem do caos? Assim como os maçons operativos de antigamente pegaram a pedra bruta do mundo natural e a lapidaram e alisaram de forma a torná-la adequada para a construção de estruturas elaboradas e primitivas, como catedrais, os maçons especulativos de hoje aplicam a mesma disciplina. , e até mesmo a metáfora das ferramentas do construtor, para extrair Ordem do Caos de suas próprias vidas e mentes. Assim como se diz que Deus fez uma luz para brilhar na escuridão que não a compreendia, devemos ser como luzes de conhecimento e integridade na escuridão e ignorância do mundo, mesmo quando ele não entende essa luz.

Em um nível ainda mais profundo, de que é feito esse universo? Existem muitas maneiras de responder a isso, e uma delas é que ela é feita de gradientes de Ordem e Caos. Podemos ver na história e em nossas próprias vidas que não são duas coisas separadas, mas são um continuum e um processo dinâmico de mudança. À medida que o Caos se instala, velhas ordens são quebradas para permitir que novas surjam. Como Ying e Yang, morte e renascimento, Ordem e Caos seguem-se e dão à luz um ao outro, em um ciclo sempre renovado de criação e evolução.


Elizeu A. Souza


1 view0 comments
bottom of page