top of page

Sefer HaBhir 1,1

Updated: Mar 20

LUZ ESCURIDÃO

O rabino Nehuniah ben HaKana disse: Um versículo ( Jó 37:21 ) afirma: "... não se pode ver a luz do sol, Ainda que seja brilhante nos céus, ..." Outro versículo, no entanto, ( Salmos 18:12 ) , afirma: "Ele fez das trevas Seu pavilhão..." Também está escrito ( Salmos.97.2 ), "Densas nuvens o cercam..." Esta é uma aparente contradição. Um terceiro verso vem e reconcilia os dois. Está escrito ( Sl. 139:12 ), "a escuridão não é escura para Ti; a noite é tão clara como o dia; a escuridão e a luz são a mesma coisa."


O texto do Sefer HaBahir está abordando a natureza paradoxal e misteriosa da divindade, que é ao mesmo tempo imanente e transcendente, visível e invisível, luz e escuridão. Os versículos citados apresentam aparentes contradições sobre a natureza da luz e da escuridão. Por um lado, o sol é uma fonte de luz brilhante, mas em certas condições pode não ser visível. Por outro lado, Deus é muitas vezes associado à luz e à clareza, mas também é descrito como habitação nas trevas e cercado por densas nuvens.


O terceiro verso, porém, traz uma reconciliação a essas contradições aparentes, sugerindo que para Deus não há distinção entre luz e escuridão. Para Deus, a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Isso sugere que, para entender a natureza de Deus, é necessário transcender a dualidade aparente da luz e da escuridão e perceber a unidade subjacente que permeia todas as coisas. Essa compreensão é fundamental para a Kabbalah, que busca penetrar nas profundezas da divindade e compreender seus mistérios ocultos.


ELIZEU A. SOUZA



0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page