Torá: a lei de Moisés (Rabino Meir Matzliah Melamed) | Library Digital
top of page

 ENTREGA FULL 5 Dias Uteis 

"Torá: A Lei de Moisés - Comentários Ortodoxos" é uma obra essencial para qualquer pessoa interessada no estudo aprofundado da Torá, a lei judaica, conforme interpretada pela tradição ortodoxa. O autor, Rabino Meir Matzliah Melamed, oferece uma análise detalhada dos textos sagrados, combinando erudição e devoção para fornecer insights valiosos sobre a herança espiritual do judaísmo.


Prefácio da 1ª Edição


Em todas as épocas, a Torá - fonte essencial da religião judaica - tem sido a base da unidade espiritual de Israel, e esta unidade é que tem dado a este, a força necessária para a sua sobrevivência.  Por conseguinte, o estudo da Torá foi sempre um dever primordial para os adeptos da nossa religião.


Analisando a literatura judaica em português, verifiquei que faltava a tradução da LEI DE MOISÉS neste idioma, isto é, uma tradução fiel às interpretações dos nossos exegetas, os quais se inspiraram na Tradição, no Talmud e no Midrash.


Esta obra, posso afirmá-lo, é única em seu gênero, pois que as traduções da Bíblia em português que examinei, quase todas se limitam a traduzir as palavras etimologicamente, deixando de lado o mais importante: o sentido que lhes deram os nossos doutores da Lei.


Esta tradução e os comentários que a acompanham têm como base as opiniões dos exegetas, tais como: Rabi Shelomo Yits?chaki (Rashi), Onkelos (Targum), Rashbam, Baal Haturim, Daat Zekenim Mibaale Hatossafot, as do Talmud e as do Midrash; também foram consultadas obras modernas de alguns comentaristas, escritas em vários idiomas, tais como "Varietés Homilétiques", do Rabino M. Wolff, e outras; por fim, a opinião, explicações e comentários do próprio autor, em sua qualidade de rabino ortodoxo e conservador.


A extrema dificuldade deste trabalho, assim realizado, e sua grande importância não passarão despercebidas aos que possuem o conhecimento profundo do texto original.  Em suma, esta é uma obra de fé, baseada nos ensinamentos dos grandes mestres do judaísmo.


Hoje, mais do que nunca, me parece necessário divulgar, especialmente à nova geração, que só utiliza o idioma do país, o conteúdo da nossa mais Sagrada Escritura, para que saiba alguma coisa do que o judaísmo tem dado espiritualmente ao mundo, da sua história e da sua missão, como descendente do povo de Israel.


Conforme a Tradição, o profeta Moisés explicou a Torá em setenta idiomas (Rashi, Deuteronômio 1:5 e 27:28); e o Talmud (Sotá 35) nos diz a razão: "Para que as nações do mundo possam copiá-la", pois que, além de nós mesmos, todos devem conhecer a verdade sobre o conteúdo da LEI DE MOISÉS e a sua moral elevada. Se homens como mulheres, jovens como adultos, pessoas imparciais de todos os credos e amigos da verdade tirarem proveito deste livro, elaborado com boa fé, isto será minha recompensa.

 


Rio, Tishri 5723 - setembro 1962

 

Rabino Meir Matzliah Melamed

Torá: a lei de Moisés (Rabino Meir Matzliah Melamed)

Rating is 5.0 out of five stars based on 1 review
SKU: livro/Torá/2024
R$200,00 Regular Price
R$169,99Sale Price
Taxes Included |
    • Detalhes do produto
    • Editora ‏ : ‎ Editora Sêfer; 2ª edição (1 janeiro 2000)
    • Idioma ‏ : ‎ Português
    • Capa dura ‏ : ‎ 1408 páginas
    • ISBN-10 ‏ : ‎ 8585583266
    • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8585583262
    • Dimensões ‏ : ‎ 23.2 x 16.2 x 5.4 cm

Reviews

Rated 5 out of 5 stars.
Based on 1 review
1 review

  • PauloMar 01
    Rated 5 out of 5 stars.
    Livro

    Fiz 4 anos de bacharel em teologia, e nunca vi, nada parecido em profundidade e interpretação, sensacional de livro

    Was this helpful?

You might also like

bottom of page